"NAVALHA NA CARNE - ESTRÉIA EM LISBOA / PORTUGAL"

O Teatro Garagem de São Paulo, Brasil vem a Portugal

ao Teatro da Garagem, Lisboa, Portugal.
Poderia ser mais um título irrelevante, fruto de marketing, ou um outro qualquer inglesismo, que apenas denotasse histeria, cobiça e avidez. Mas não é assim: o Tea tro Garagem, de São Paulo, é uma daquelas Casa de Teatro raras, onde, ainda as pessoas se podem encontrar, estar, escutarem se e conhecerem se, um pouco melhor. O Teatro Garagem de São Paulo é um lugar de resistência, de paixão abnegada e desinteress ada; uma Casa e uma Companhia no sentido de servir e de festejar, o diferente, o híbrido, o mesclado, o sincrético; uma Casa de Teatro cosmopolita: decididamente paulista, convictamente, do Mundo.
Lá, em São Paulo, tive o privilégio de assistir a um ensa io do espectáculo “Navalha na Carne” do autor Plínio Marcos. Plínio Marcos na encenação do Teatro Garagem propõe um Teatro duro, cruel, sem escapatórias poéticas; é um “vale tudo” que sangra por dentro; uma luta enraivecida, uma sobrevivência exposta, sem rede. Plínio Marcos propõe um realismo urgente e por isso, chocante: as coisas que acontecem em cena são assim mesmo; as chapadas na cara não são a fingir.
No final do ensaio desci da plateia para abraçar a Anette, o Maurício e o Carcará. Há actores assim capazes de se entregarem num palco com um profissionalismo comovente. Venham assistir, 4 e 5 de Outubro às 21.00h no Teatro Taborda, Lisboa, Portugal.
Carlos J. Pessoa
Amadora,
terça feira, 17 de Setembro de 2019

 

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Navalha na Carne, de Plínio Marcos, ganha pela primeira vez o palco em Portugal, com a atriz Anette Naiman interpretando Neusa Sueli, a antológica prostituta da peça.
O espetáculo – uma parceria do Teatro da Garagem, criação de Anette na Vila Romana, em São Paulo, com o homônimo Teatro da Garagem, de Lisboa – narra a rotina marginal de três personagens – Neusa, o gigolô Vado e o homossexual Veludo – na pensão em que vivem.
É preciso coragem para viver uma personagem de características tão marcantes – e não se trata apenas da atividade exercida por ela, mas de tudo o que se atribui, de tudo o que se faz e de tudo o que se impõe a uma pessoa que tenha assumido a prostituição como um meio de vida. Neusa Sueli é exposta a todo tipo de maus tratos e abusos e, como sabemos, não encontra ao final da trama, um alento, um respiro, uma tábua de salvação que a liberte da opressão a que é submetida.
Paralelamente, vê-se que é preciso coragem para se fazer teatro no Brasil de hoje, onde artistas são atacados abertamente, recebendo toda a espécie de baixezas e violências verbais, alegações caluniosas e agressões.
E é preciso coragem de levar ao mundo a visão de Plínio Marcos, incrivelmente atual, porém cruel, que expõe com holofotes nossas feridas e as mediocridades de nossa sociedade, sempre ansiosa e disposta a linchamentos físicos e morais.
Anette é carioca, judia e, desde sempre, atriz. Aos 9 anos, ficou órfã de mãe e, aos 16, se mudou para São Paulo. Após perder o pai, pianista, mudou-se para Israel a trabalho e recomeçou a vida. Morou em um Kibutz, foi tradutora, faxineira, garçonete. Adulta, voltou ao Brasil, conheceu seu marido, casou-se e teve seu primeiro filho. Grávida do segundo filho, construiu em sua própria casa o Teatro da Garagem, com capacidade de até 30 espectadores.
O Teatro da Garagem também foi, há alguns anos, vítima de vandalismo e preconceito, mas se fortaleceu e se renovou, abrindo espaço para projetos ainda maiores e mais ousados, como essa parceria com o que já se considera como casa-irmã, o Teatro da Garagem de Portugal, e os 30 anos de história desse espaço de arte.
E agora Anette achou que era a hora certa para os portugueses conhecerem Navalha na Carne, obra-prima e verdadeiro marco na dramaturgia nacional, de um dos mais “malditos” autores brasileiros. Coragem não lhe falta.

Navalha na Carne - 4 e 5 de outubro
21h00
Teatro Taborda - Lisboa - Portugal
Com Anette Naiman, Carcarah e Maurício Bittencourt
Direção: Marcos Loureiro