"FEMININO INFINITO" SARAU + EXPOSIÇÃO + PEÇA - 21/10/2017 das 16:00 as 21:00 hs

O Feminino Infinito celebra os 13 anos do Teatro Garagem:

O Sarau traz nessa versão de outubro, uma festa de celebração dos 13 anos de atividade do Teatro Garagem. Vivas...Evoé !

Exposição Erotismo Primaveril de aquarelas, desenho e gravura de Angelita Cardoso. Curadoria Eduardo Estrela.

Sarau de poesia e música com a presença do Coletivo Senhoras Obscenas, com participação e leituras das poetas: Andrea de Barros, Branca Lescher, Beatriz Di Giorgi, Silvia Maria Ribeiro.
Convidada especial Cilla Amaral em performance-poética da palhaça SenhoritaScarlett.
Show - Além das leituras, teremos como atração especial de aniversário, os músicos convidados Paulo Pascalli Jr. (sax e flauta) e Sidney Ferraz (piano) acompanhando o vocal da artista Branca Lescher em trio, nas suas composições originais de seu novo CD.
Curadoria Paula Valéria Andrade.

BRANCA
+
Peça "O Bote da Loba" com Anette Naiman e Ana Rita Abdalla. Direção: Marcos Loureiro.

Da exposição:
Trabalhando com temas que buscam apreender o feminino, a exposição marca a trajetória da artista que é constituída por uma busca de si mesmo e pela busca do outro, por meio de retratos.

As imagens que Angelita nos oferece são potentes porque são extraídas das entranhas da sua alma feminina ou dos arquétipos que povoam seu imaginário. Carregam também a força própria das obras de arte: as mulheres têm vida nas suas pinturas, estampas, e desenhos.  

Nessa exposição os retratos também ganharam corpo – para deixar explícito que a sua busca do “quem somos” passa pela descoberta desse mesmo corpo e do prazer. Com a delicadeza das aquarelas e das gravuras, as mulheres de Angelita afrontam assim os séculos de tabus e interdições que pesam sobre a mulher.

Artista:
Angelita Cardoso é paulistana, historiadora e artista plástica. Trabalha pintura e gravura em metal. Participou de exposições em São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. Realizou em 2017 sua primeira individual, com a exposição “Conhece-te a ti mesma” (sobre masturbação feminina) em Florianópolis, SC.

Contato: Angelita Cardoso
instagram: @angelita_cardoso
www.angelitacardoso.com
https://www.facebook.com/angelitacardosoart/

 

Do Sarau
Senhoras Obscenas são todas as mulheres que desde séculos como até hoje em dia, deixam seus próprios medos e preconceitos de lado e lutam por espaço em meio às desigualdades de gênero, principalmente àquelas que almejam uma carreira literária, e sentem desejos de transbordar amores, perceber o cotidiano, de aliviar as cargas emocionais cotidianas e sabem que não devem ser reprimidas. Portanto, expressam livremente nas letras e artes suas inquietações e sensibilidades, no intuito de incentivar outras mulheres em suas inclinações artísticas.

Com a soma da presença das quatro poetas convidadas do coletivo Senhoras Obscenas para leituras e performances (de suas poesias autorais e de poetas como Hilda Hilst, Olga Savary e Ana Cristina César); e mais as duas atrizes de "O Bote da Loba"; a convidada para performance poético-circense Cilla Amaral e a artista plástica Angelita em leituras, para totalizar oito mulheres reunidas na poesia e nas artes cênicas e visuais. Oito é o número símbolo do infinito. A roda de oito traz "O Feminino Infinito" nas artes integradas e na poesia. A expressão da mulher nos ciclos da vida.

Contato Senhoras Obscenas: senhorasobscenas@gmail.com
Canal You Tube: https://www.youtube.com/channel/UCEGs4gyM8mXrW7f6lkgfQIw


Da Peça Teatral:
Há 20 anos atrás o grande homem e autor Plínio Marcos, místico visionário escreveu sobre o descaso masculino com a mulher e sua sagrada sexualidade nesta nossa sociedade, cultura, país. Esse texto permaneceu inédito por duas décadas até escolher sua primeira morada: a casa Teatro Garagem, na intimista sala Teatro da Garagem.
"O Bote da Loba" é o nosso grito que reverberará contra a banalidade do gozo que nós mulheres temos tido que engolir à força nos últimos dias, nos últimos séculos... (Anette Naiman)

Serviço:
Local: Teatro da Garagem
Data: 01/10/2017 - 23/10/2017.
Sextas e Sábados: 21:30 (somente com reserva)
Rua Silveira Rodrigues, 331 A
São Paulo
Telefone: (11) 3871-3584
email: reservas@teatrogaragem.com.br
www.teatrogaragem.com.br

 


 

BL2

Angelita Cardoso
Conhece-te a ti mesma

Como se fosse movida por uma dessas obsessões que levam artistas a perseguir certa imagem, às vezes por uma vida inteira, Angelita Cardoso dedica-se a fazer retratos de mulheres. A mola invisível que a impele é a busca da essência, da alma ou da psiquê feminina. A escolha do tema é reforçada por suas convicções. Mas na obra de Angelita é a poética que prevalece sobre a política.
As imagens que Angelita nos oferece são potentes porque são extraídas das entranhas da sua alma feminina ou dos arquétipos que povoam seu imaginário. Carregam também a força própria das obras de arte: as mulheres têm vida nas suas aquarelas, estampas, desenhos e óleos. A artista põe, a serviço da expressão, o domínio que tem do uso das cores e o conhecimento das técnicas da gravura, do desenho, da aquarela e, mais recentemente, do óleo.
Angelita domina as técnicas, porém, mais do que isso, sabe utilizar a linguagem e a força expressiva próprias de cada uma. Veja, por exemplo, como se presta a aquarela, com sua fluidez e transparência, a compor a imagem de Ofélia, que se afoga nos próprios sentimentos! Ou como as estampas de gravura em metal e as monotipias nos remetem, em algumas obras, a máscaras africanas, inscrições rupestres e imagens primitivas e sagradas.
Na trajetória artística de Angelita, a exposição Conhece-te a ti mesma, idealizada por ela há dois anos, e apresentada pela primeira vez neste espaço, marca o momento em que as mulheres dos retratos ganharam corpo – para deixar explícito que a sua busca do “quem somos” passa pela descoberta desse mesmo corpo e do prazer. Com a delicadeza das aquarelas e das gravuras, as mulheres de Angelita afrontam assim os séculos de tabus e interdições que pesam sobre a mulher.

César Nogueira
Março, 2017

 

MÍDIA :